8 de maio de 2012

15º Congresso Estadual de Espiritismo


A cidade de Franca foi palco de muitas reflexões sobre o tema da SOLIDARIEDADE no
15º. Congresso Estadual de Espiristimo

Nos dias 28, 29, 30 de abril e 1º. de maio aconteceu na cidade de Franca, nas dependências da Escola Pestalozzi, a realização de mais um congresso espírita organizado pela USE – União das Sociedades Espíritas de São Paulo, com o apoio da USE Regional de Franca e da FEB – Federação Espírita Brasileira.
O Congresso foi aberto no sábado com uma conferência pública por Divaldo Pereira Franco introduzindo o tema do congresso, “Solidariedade – uma outra forma de conhecer” .  Heloisa Pires, na conferência pública de segunda feira, proferiu sobre o tema “Espiritismo – estudo e prática”.
Os palestrantes, âncoras de quatro seminários, promoveram reflexões profundas em torno do tema central  – a Solidariedade.  Alberto  Ribeiro de Almeida, da Associação Médico-Espírita do Pará, discorreu sobre o tema “Evangelho – facilitador de aprendizagens solidárias”. Alberto iniciou sua apresentação com uma pergunta de O Livro dos Espíritos: “De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso? Ao que ele mesmo respondeu com simplicidade:  “Servir a Jesus, oferecendo-se a Ele.
Na sequência, o Seminário “Sistemas – um modelo de convivência solidária”, Haroldo Dutra Dias, trabalhador da União Espírita Mineira, nos levou a uma viagem pelos ensinamentos de Emmanuel e André  Luiz. Tudo está interligado. Recolhemos o que buscamos. Simples e complexo ao mesmo tempo.
O Seminário “Mente e corpo – relações solidárias”, proferido por André Luiz Peixinho, presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia, apresentou uma reflexão sobre os diversos saberes da humanidade.  A partir de Allan Kardec, paradigmas foram quebrados, sendo possível a integração dos diversos saberes, estabelecendo-se uma nova aliança – a recriação propriamente dita do saber.
O último Seminário contou com a participação de Antonio César Perri Carvalho, membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional – CEI, que apresentou o tema “Espiritismo – sustentação solidária de diferentes realidades”.  Antonio César iniciou sua apresentação fazendo menção ao livro obras Póstumas de Allan Kardec, nos falando dos valores de uma sociedade justa. E numa versão do lema francês, nos fez refletir sob a ótica de um outro tripé: solidariedade, igualdade e tolerância. Finalizou o tema com as palavras de Paulo de Tarso: “Senhor que queres que eu faça?”.
Antonio Cesar nos trouxe notícias da CEI e da organização do próximo Congresso Internacional de Espiritismo a ser realizado em 2013 em Cuba, América Central.
No fechamento , o presidente da USE José Antonio Luiz Balieiro fez os agradecimentos a todos os participantes e um especial à comissão organizadora do congresso, composta por Júlia Nezu, Adalgisa Campos Balieiro, dentre outros trabalhadores. E aproveitou para anunciar o 16º. Congresso Estadual Espírita a ser realizado na cidade de Santos no ano de 2015.










Nenhum comentário:

Postar um comentário