2 de fevereiro de 2009

Mais uma mudança histórica no Instituto Espírita de Educação

Votação expressiva, na Assembléia Geral Extraordinária do dia 31/01/2009 aprova venda do prédio e mudança de endereço do IEE.



Maria Inez e Fernande, na recepção da Assembleia, com lista de presença.



Maurício, presidente da Comissão, de camiseta listrada, explica detalhes das propostas.


Presidente André, na lousa, detalha próximos passos da Comissão, secretariado, à mesa, por Rafael, membro da Comissão.


Gláucia, da Comissão, mesmo pós cirurgia, fez questão de estar presente.

Aldo Colassurdo, em pé, antigo e constante colaborador do IEE, presente na fundação do atual edifício, encerra a Assembleia com frases otimistas e de desejos de boa sorte.

O Instituto Espírita de Educação foi fundado em 1949. São 60 anos de história, de muito trabalho, dificuldades e também de muitas realizações.

Como sede, o IEE já esteve em dois endereços anteriores ao atual.

O edifício atual foi construído com doações, muito trabalho e dedicação de valorosos colaboradores de nossa casa.
Estamos em um local que era considerado “longínquo”, próximo a córregos a céu aberto e a favelas, onde realizamos inúmeros trabalhos sociais.
Isso mudou muito, como todos sabem. Estamos em uma região muito valorizada, onde nascem empreendimentos comerciais a cada dia. Desta forma, temos sido assediados por construtoras e incorporadoras, o que nunca nos preocupou seriamente, pois não tínhamos a intenção de mudar.
Já tivemos, em um passado recente, crises que quase nos forçaram a vender nosso prédio. Mas hoje não, pois estamos com as contas equilibradas e possuímos áreas doutrinária e filantrópica, com cursos e atividades crescentes.

No entanto, as ofertas continuaram chegando, se avolumando nos últimos meses, chamando a atenção para o fato de que não precisaríamos ficar neste terreno valorizado, subutilizando o espaço construído. Talvez valesse a pena vender a propriedade, mudar para uma sede mais modesta em tamanho e realizar projetos sociais mais abrangentes, com os recursos financeiros resultantes desta operação.

Desta forma, o Conselho do IEE decidiu constituir uma Comissão para avaliar essa possibilidade, formada por Gláucia, Maurício e Rafael.

A comissão trabalhou com muita competência e seriedade, avaliando as propostas que foram feitas e as ideias sugeridas e enviadas pelos Associados do IEE.

Foram contratadas empresas para avaliação da propriedade e para realização de um orçamento da reforma do nosso prédio, pois esta seria uma condição necessária caso se optasse pela permanência.
A Comissão apresentou seus resultados em reuniões do Conselho, Audiência Pública e Assembléia Geral Extraordinária.

Para resumir, das várias opções apresentadas, duas foram consideradas viáveis:

1. Permanecer na sede atual e reformar o prédio.
2. Mudar com troca de chaves, para outro edifício no Itaim. Ou seja, o comprador construiria uma nova sede, com torna da diferença de valor. Este recurso seria considerado patrimônio do IEE e para que fosse movimentado haveria regras rígidas, para segurança e controle.

Considerando a opção 1, de não mudança, a reforma básica, sem mexer no auditório e no telhado, custaria aproximadamente R$ 480 mil. Valor considerado muito elevado, não disponível e de difícil arrecadação.

A alternativa de mudança com troca de chaves foi considerada a mais adequada e foi aprovada por quase unanimidade (apenas três votos contrários) em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida em 31/01/2009.
Vale ressaltar que todas as normas estabelecidas no Estatuto foram seguidas para estes procedimentos, como não poderia deixar de ser.

Como resultado da Assembleia, a Comissão ganhou poderes para ampliar a consulta ao mercado e definir a melhor opção de troca para futuro do IEE.
Os projetos arquitetônicos serão apresentados em reuniões específicas para avaliação e sugestão de todos os frequentadores do IEE.

Em tempo, se algum leitor deste blog tiver propostas, entre em contato pelo e-mail
secretaria@ieesp.org.br ou pelo telefone (11) 3167 6333.

Em resumo, o Instituto está de mudança para um novo endereço, no Itaim. Ficaremos no endereço atual até a conclusão da construção da nova sede, o que pode demorar de um a dois anos. O valor da torna terá regras rígidas para sua movimentação e, em tempo adequado, será utilizado em projetos de cunho social pelo Instituto Espírita de Educação.

O Instituto Espírita de Educação agradece o grande empenho e a seriedade da Comissão de Conselheiros que trabalhou e ainda trabalhará por este projeto.

O momento é histórico, pois proporciona novos temos ao IEE. Tempos que estão apenas começando. Nossa responsabilidade aumentou. Vamos ganhar novos recursos e novas ferramentas. Portanto, seremos muito mais cobrados pelos novos resultados.

Com nosso trabalho e a ajuda do alto, temos tudo para conseguir construir um futuro brilhante para um novo Instituto Espírita de Educação. Evidentemente, um futuro de muito trabalho e dedicação ao próximo, como não poderia deixar de ser.

Instituto Espírita de Educação

2 comentários:

  1. Queridos amigos do IEE,

    Tenho acompanhado o trabalho de vocês e parabenizo-os pelas realizações e pelos novos projetos.

    Abraço com carinho e saudade,

    Wilma Badan Caparroz Gonzales

    ResponderExcluir
  2. Oi Wilma, que bom ter notícias suas. Muito do que estamos realizando começou também com você, há alguns anos. Um abraço de todos do Instituto. Venha nos visitar mais vezes! Passarinho.

    ResponderExcluir