8 de junho de 2013

USE 66 anos

Era o ano de 1947. O cenário espírita do estado de São Paulo e do Brasil, no mundo pós 2ª Guerra Mundial se abre com novas e alvissareiras perspectivas de progresso científico, cultural e político para a Humanidade. Até aquele ano o movimento espírita estadual consistia em Centros Espíritas quase que totalmente dispersos e alheios uns aos outros, e não raro com muitas distorções doutrinárias, quase que à margem do roteiro preconizado por Allan Kardec e pela espiritualidade conduzida pelo Espírito de Verdade. Não obstante muitos desses Centros achavam-se arregimentados em torno de quatro grandes instituições que, de alguma forma, exerciam o papel de federativas. Eram elas a Federação Espírita do Estado de São Paulo, a Liga Espírita do Estado de São Paulo, a União Federativa Espírita Paulista e a Sinagoga Espírita Nova Jerusalém.
Todavia, mesmo com todo o empenho e dedicação com que conduziam o movimento, elas não deixavam de ser Centros Espíritas em dimensão maior. Centros Espíritas federando outros Centros não era uma lógica palatável, pela incongruência daquela realidade contemporânea. Os espíritas de então pressentiam a urgente necessidade de criação de uma entidade com objetivos de mais amplas condições de união. Foi então que, em consenso, as quatro entidades deliberaram abrir mão do que vinham realizando até aquela data, para que o movimento espírita se concentrasse em torno de uma Entidade única.
De um Congresso Estadual nascia, assim, a 05 de junho de 1947 a União Social Espírita, identificada desde o princípio pela sigla USE. Sua finalidade: representar de fato e de direito legal o papel de federativa em todo o território do estado de São Paulo. Mais tarde a razão social foi mudada para União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo conservando, no entanto, a sigla original, tendo assento no CFN - Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira. Sua proposta, no entanto, não sofreu o menor desvio. Instituição democrática, a USE tem por princípio que todas suas deliberações e diretrizes de trabalho e divulgação da Doutrina Espírita sejam sempre de baixo para cima, ou seja, o organograma parte das bases, os Centros Espíritas.
Hoje, a USE continua a enfrentar quase os mesmos desafios de outrora, desafios decorrentes da própria natureza humana dos Espíritos encarnados e desencarnados que a congregam. Porém, ela permanece firme, inquebrantável, pelo idealismo e esforço de muitos abnegados trabalhadores, conscientes do espírito de união cultivando a simbólica representação do feixe de varas que jamais se quebra.
Para todos os espíritas e useanos, essa efeméride não pode ficar obscura. Rendamos, pois, à USE nossas maiores expressões de homenagem e alegrias. Oxalá, esses 66 anos se multipliquem por dois, por dez, cem..., enfim, para sempre, uma vez que, enquanto um único sincero espírita useano permanecer firme em suas convicções e ideais de união, a USE permanecerá sempre viva. SAUDEMOS A USE.
Sidnei Batista – 2º Secretário da Diretoria Executiva da USE Estadual SP e Presidente da USE Distrital Pinheiros (integrante da USE Regional São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário