17 de fevereiro de 2013

O ESPIRITUALISMO NOS POVOS PRIMITIVOS




           Graças ao progresso alcançado no século l9, vários estudiosos se lançaram em viagens  aos lugares extremos de nosso orbe. Entre eles alguns buscavam esclarecer-se a respeito da origem das religiões existentes .Os resultados  destas pesquisas deram motivo a várias obras literárias. Assim, graças ao admirável trabalho de dedicados escritores como  Carlos Inbassahy, muitas  destas obras foram por ele  devidamente analisadas, e  iriam colaborar na criação de seu valioso  livro  “Religião”. De inicio os relatos desta obra apontam um detalhe comum :  a confirmação que todas as populações pesquisadas desde as mais antigas, eram crentes na imortalidade de suas almas. Para expor este fato, Inbassahy, socorre-se dos vários relatos de  respeitáveis  literatos que analisaram o assunto.
              Assim, segundo afirma o autor Globet Dalviela em seu livro ” Hibbert Lecture” : “as descobertas destes últimos anos nos  mostra que já na época do  Mamute o homem pré-histórico praticava  ritos fúnebres e acreditava na sobrevivência da alma”. André Léfévre por sua vez  em sua obra literária “La Religion” nos conta  que vários autores julgavam que os espíritos povoavam a mente dos povos primitivos e dos selvagens. Assim  estes acreditavam que os seus vícios e  doenças seriam provocados  por entidades espirituais malévolas que se alojariam em seu corpo físico.  Segundo Cesar de Vesme em ” Histoire Du Spiritualisme Esperimental:  “A crença na  sobrevivência da alma como espíritos imortais, impõe-se ao homem, quer ele queira, quer não.” Grant Allem autor do  livro  “ The Evolution of the Idea of God”  nos alerta :   “toda a crença em Deuses é  baseada na sobrevivência dos antepassados”.     É nessa crença universal primitiva que se fundaram todas as religiões . Huxley em “Lay Sermons and Addresses” afirma que” há selvagens sem Deus, mas não os há sem  espíritos”. Segundo Baissac no livro “Les Origines de la Religion”  em l877, missionários baixaram a este orbe de pecado e sofrimento com uma missão; esta consiste em  de trazer-nos a palavra de Deus e seus ensinos pelos quais devemos nos guiar na senda do amor divino e do amor humano. Segundo Léon Denis, a revelação dos espíritos é impessoal, universal e reúne a maior parte de probabilidades senão de certezas. Finalmente nos ensina Camilo Castelo Branco em “Cenas Contemporâneas;” “ o homem não explica a imortalidade, enquanto não sobe em grau na escala dos  seres inteligentes”.  Alguns pesquisadores acreditam que,  na aparência mortal do corpo durante o sono e o retorno a vida normal ao acordar, pode servir de exemplo em favor da imortalidade humana. O Espiritualismo  evolui para  Espiritismo a partir dos finais do século l9 graças as verdades recebidas e trazidas por  Allan Kardec em seus ”Livros da Codificação do Espiritismo”. Desde então as luzes do conhecimento vem eliminando as trevas da ignorância. Uma vez criado, o Espírito Imortal, ocupa temporariamente um corpo material   de restrita  durabilidade indispensável para sua evolução espiritual na Terra. Após determinado período ( uma vida ! ) dela se desprende e passa a aguardar nova reencarnação.                                                                    

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