25 de novembro de 2012

DO INFERNO DE DANTE AO ESPIRITISMO


Em 1265, nasceu em Florença, Dante Alighieri, soldado político e poeta, desencarnado em 1311. Seu nome se perpetuou na história universal graças a missão de importante valor para o Cristianismo: sua obra literária intitulada "A Divina Comédia". Além de sua elevada capacidade de escritor contaria com o apoio espiritual do grande amor de sua vida, a inesquecível Beatriz. Porém, não quis o destino que ambos caminhassem juntos pelas estradas da vida. E ela, após um indesejável casamento imposto pela família, em breve partiria para o plano espiritual.
Sem se abater, o florentino Dante continuou sua laboriosa e altruísta existência.  Em certo período de sua vida, dedicou-se a obra literária que o tornaria imortal: "A Divina Comédia".Nesta, detalha suas viagens feitas em sonho pelos Planos Espirituais. O Espírito de Beatriz, a partir do Plano Celeste em que se encontrava, se esmera em protegê-lo, solicitando ainda o auxílio do herói mitológico Virgílio que o acompanhasse. Assim, passou pelo sofrível e eterno Inferno, pelo Purgatório e finalmente, o Céu, a partir de então, ao lado do Espírito Beatriz, passou a visitá-lo.
Nos primeiros círculos do Inferno vislumbrou as almas sem fé em Cristo, tias como os luxuriosos, os gulosos, os pródigos, os avarentos, os irascíveis, os heréticos, etc. Nele assinala cerca de 34 tipos de comportamentos pecaminosos, muitas vezes cita os nomes dos transgressores que lá encontrou.
A seguir no Purgatório, uma espécie de ponte entre dois mundos externos, que apesar de sítio de expiação é também de esperança. Este, construído por vários planos onde se encontram os soberbos, os invejosos, os preguiçosos, os avaros  os luxuriosos, etc. Preces, visões e exemplos virtuosos também eram constantes.
Finalmente chegou às portas do Céu, onde o aguardava Beatriz, com quem percorreria a morada das verdadeira almas Cristãs.
A divulgação de sua obra foi um tanto restrita na época, pois os raros livros, eram escritos manualmente e pouco eram os alfabetizados. A situação melhorou dois séculos após, com a invenção da imprensa.
Mais 2 séculos se passaram e surge a figura de outro importante enviado do Plano Espiritual, o sueco Swedenborg. Como Dante, em sonho foi levado a conhecer o mundo pós-vida. Através de seu livro Arcana Celeste nos relata seus morados e suas atividades no mundo celestial em que vivem.
Finalmente, no século 19 começam a aumentar a série de fenômenos espiritualistas. Após várias pesquisas, Allan Kardec lança, em 1857, "O Livro dos Espíritos". Este iniciaria a destacada obra literária denominada "Livros da Codificação do Espiritismo", baseados nas conclusões comprovadas do mundo dos desencarnados. Estes analisam a influência bem como as possibilidades de comunicação entre os dois mundos. 
No século 29, surge a figura de mais um arauto da Religião do Terceiro Milênio, o médium Francisco Cândido Xavier. Graças a sua imensa e valiosa obra psicográfica literária robusteceu-se a fé no Cristianismo. Um de seus livros, transformado em filme (Nosso Lar) tornou-se um grande sucesso.
Ao analisarmos a missão destes enviados percebemos o alerta que traz: o amanhecer da Era do Terceiro Milênio. Uno novo mundo de amor e paz, que aos poucos vai substituindo nossa Terra de ódio e guerras.

                                                                                                   aldocolasurdo08@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário