2 de novembro de 2010

Saulo Gomes, o repórter de Chico Xavier, no Instituto Espírita de Educação

Saulo Gomes é uma personalidade importante na história do jornalismo brasileiro e também do espiritismo.
Jornalista combativo e investigativo, por diversas vezes encontrou resistências e sofreu com suas colocações coerentes, especialmente no período da ditadura militar.

Em 1968, ouviu falar de Chico Xavier e tentou entrar em contato. Não conseguiu. Nesta época, Chico e organismos espíritas estavam evitando o contato do nosso grande médium com a imprensa, devido a uma recente investida de um grande veículo na época, que produziu reportagens fantasiosas e escandalizantes sobre o Chico.
Mas a insistência de Saulo foi grande, até que conquistou a confiança de Chico. Confiança esta que não mais se perdeu. Saulo se transformou no assessor de mídia de nosso grande trabalhador da doutrina.

Sob várias críticas e até ironias, Saulo sugeriu o nome de Chico para o Pinga-fogo, programa de entrevistas, líder de audiência no final da década de 60, início da década de 70, onde Saulo trabalhava. 

Convencida a equipe editorial, Chico foi convidado. Como a confiança em Saulo já era grande, ele aceitou e, em 1971, pela extinta TV Tupi, foi produzido o programa de maior audiência da televisão brasileira, recorde não batido até hoje: 86 pontos.

Hoje, Saulo tem 82 anos, que não lhe pesam nem um pouco. 

Especialmente se o assunto for o amigo Chico Xavier, que ele considera um dos mais bondosos seres humanos que ele encontrou  por aqui.

Saulo recuperou entrevistas e recuperou as famosas participações de Chico no Pinga-fogo, tranformando-a em um DVD histório e indispensável nas prateleiras dos espíritas. Também relatou em livro essa experiência, no best seller "Pinga-Fogo com Chico Xavier", editora Intervidas. Exemplares à venda na nossa livraria.

Tivemos a honra de receber Saulo no IEE, no dia 26 de outubro passado.

Saulo tem feito palestras (só este ano foram mais de 100) e dado entrevistas em diversos jornais e tevês de grande importância em todo o Brasil. Seu Pinga-Fogo serviu de linha mestra para contar a história de Chico no filme de Daniel Filho.

A palestra no IEE teve auditório lotado, em um evento de grande prazer, onde ouvimos as histórias do amigo e repórter de Chico Xavier.

Conheça o site de Saulo Gomes: www.saulogomes.com.br

Veja as fotos do evento:



Veja as fotos tiradas por D. Edna, esposa de Saulo,  responsável por sua agenda e pelo site do jornalista:




Passarinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário