A Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec , se estrutura numa série de princípios básicos.
A crença na existência de Deus é o primeiro deles.
Não por outra razão , Allan Kardec formulou a 1ª pergunta de o Livro dos Espíritos – editado em 1857 : O QUE É DEUS ?
É interessante observar que o Codificador, intencionalmente, pergunta "Que é Deus?", ao invés de "Quem é Deus?", justamente para não induzir a uma personificação ou uma idéia antropomórfica, ou seja, que lembra o aspecto ou a forma de um homem.
Perguntando "Que é Deus?", ele busca a sua essência. E a espiritualidade, nos proporciona a mais clara, sintética e precisa definição que conhecemos até hoje: "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas".
Inteligência insuperável, que se estende pelo Infinito, em todo o Universo e em tudo o que existe, obra de sua criação:
• em todas as criaturas;
• na Natureza;
• no Universo, com todas as suas leis harmônicas.
À inteligência suprema se aliam o Amor, a Sabedoria , a Justiça e a Bondade em grau máximo.
O Amor que se manifesta no Pai , que ama seus filhos providenciando para que a Natureza possa prover todas as nossas necessidades. Ele nos dá também a inteligência para o nosso progresso.
A Sabedoria refletida em suas Leis sábias e justas , as quais regem todas as relações, todas as coisas e todo o Universo – Lei de Causa e Efeito: todas as nossas ações geram conseqüências , pelas quais seremos responsabilizados.
A Bondade implica na Justiça, pois todos os seres foram criados por Ele da mesma forma , não havendo parcialidade, nem tratamento diferenciado com relação a qualquer de suas criaturas.
Fomos criados para progredirmos sempre, através do mecanismo da Reencarnação – processo através do qual é concedido ao Espírito uma nova oportunidade de retornar a um novo corpo físico , especialmente preparado para ele – para correção do passado, aprendizado contínuo e construção de um futuro harmônico e equilibrado.
Jesus, um Espírito que já atingiu a purificação ao longo de sua jornada evolutiva, entendeu a natureza divina, por isto , nos trouxe , como a parte mais importante de sua revelação, de pedra angular de sua doutrina, um ponto inteiramente novo sobre a Divindade : um Deus clemente, soberanamente justo e bom, cheio de mansidão e misericórdia, que nunca desampara nenhuma de suas criaturas. O Pai comum do gênero humano que estende a sua proteção por todos os seus filhos e os chama todos a si.
Por isto , Jesus nos ensina que o principal mandamento, caminho para a felicidade absoluta é : Amai a Deus sobre todas as coisas e ao vosso próximo como a vós mesmos.
O Espiritismo como a revivescência da Doutrina do Cristo, vem nos apresentar igualmente está concepção consoladora da Divindade.
Por isto os Espíritos , ao responderem à Kardec, na questão nº 11 de O Livro dos Espíritos, orientam:
"Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá."
Então, na própria idéia de Deus, com essência puramente espiritual, e na possibilidade de um dia chegar a vê-LO e compreendê-LO – quando se tornar Espírito puro e perfeito – está delineada para o homem, toda uma perspectiva de trabalho e de esperança: de degrau em degrau ele progredirá e, evoluindo espiritualmente, adquirirá novos e mais aperfeiçoados sentidos até conquistar um puro sentido espiritual que lhe permitirá por-se em relação com Deus, vendo-O, ouvindo-O e compreendendo-LHE a Divina Vontade.
Rafael Dourado
vice-presidente do IEE
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