ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPIRITA DO BRASIL
Estive em Porto Alegre, no período de 11.06.09 a 13.06.09, participando do Congresso Medico-Espirita, onde os temas abordados sobre saúde e espiritualidade fazem-nos perceber o modelo de paradigma adotado como orientação nos estudos sobre a integralidade do homem: mente, cérebro, corpo, espírito.
Este evento foi organizado pela AME - Brasil que tem como finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da filosofia, da religião e da Ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la através da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção.
Aqui no blog, apresentamos um resumo do relato da Lúcia.
Para ver este texto na íntegra, acesse o endereço: www.institutoespirita.org.br/mednesp2009
Veja fotos do evento, clicando aqui
Tema do MEDNESP 2009:
Consciência, Espiritualidade e Saúde: Desafios na Prática Profissional
Tivemos na abertura das palestras o Físico e Filosofo da Universidade Stanford, Alan Wallace. Com essa formação incomum, trouxe-nos uma profunda experiência e técnicas aplicadas ao desafio de integrar o tradicional Budismo Indo-Tibetano ao mundo moderno.
Também presente, entre tantos outros pesquisadores científicos, mas ligados à medicina integrativa (termo “alternativa” está sendo banido, devido à sua fragilidade), Mestre Lama Padma Santem, cuja abordagem sobre o budismo manifesta-se como auxílio precioso nas circunstâncias desafiadoras do presente.
Grande expressividade na área da psicologia e terapia de vidas passadas, Dr.Julio Prieto Peres, discorreu sobre a neurociência e mediunidade.
Dr. Flávio Braun, discorreu sobre alguns casos e conceitos aplicados em psiquiatria: ex: “bipolaridade”- distúrbios do humor onde o paciente passa a ter a sensação de euforia momentânea seguida de depressão.
Dr. Roberto Lucio Vieira, médico psiquiatra, explanou sobre “esquizofrenia e obsessão”.
Dr. Alberto Almeida falou sobre “saúde nas emoções básicas: tristeza, medo, agressividade e alegria”- quatro estados de alma muito comuns no ser humano.
“Quando começa a vida humana?” com essa pergunta Dr. Decio Iandoli Jr. Iniciou seu painel, uma apologia a favor da vida e contra o aborto.
Outro assunto que nos leva à reflexão é o caso dos “anencéfalos”, que de acordo com Dra. Irvênia di Santis Prada, não é uma definição adequada quando se refere a neonatos nascidos com má formação encefálica.
“Ajuda psicológica à gestante”, tema do Dr. Gilson Luiz Roberto, alerta sobre o fato de o aborto gerar uma predisponência a câncer de mama.
Dr. Andrei Moreira, tratou do tema “Curar, curar-se” onde assevera que a palavra terapia significa harmonizar-se, com o objetivo de equilibrar-se. Em sua etimologia, significa servir a Deus.
O tema “Espiritualidade no cuidado com o paciente” do Dr. Rodrigo Bassi, traz-nos conceitos diretamente ligados à dualidade corpo x alma, ciência x religião. No século XIX e XX, houve um aprofundamento do abismo entre ciência e religião.
“Pequenas lesões dermatológicas, grandes dramas existenciais - um novo olhar” - Dra. Jane Bassi.
Cristo – verdadeiro médico das almas: sentava e sentia o interior das pessoas – capacidade de ouvir e sentir o outro. É preciso dilatar a visão para perceber e compreender tudo o que o paciente sente.
Dr. José Fernando B. Souza – “Transtornos Hiperativos em crianças”
Dr. José comenta a distorção que existe em torno do termo Hiperativo. É preciso diferenciá-lo de “mal educado”, sem limites.
“Doença respiratória e perispírito” – Dr. Paulo Zimmermman
Ser humano é formado pelo corpo físico, perispirito e o pensamento (espírito). Atualmente nos EUA está em fase de construção um aparelho (psicoscópio) que mede a densidade do perispírito.
Dr. Décio Iandoli Jr. - “Infertilidade x Esterilidade”
Infertilidade: somente pode ser constatada após um ano em que o casal não engravida, ou a mulher tem acima de 35 anos.
Lucia Maria Silva de Andrade - valusian08@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário