22 de abril de 2009

Assembléia - relatórios e projetos - participe você também

Em março tivemos nossa Assembléia Geral Ordinária.

É um momento de prestar contas sobre o ano que passou e de apresentar projetos para 2010.

Aqui nessa postagem, vale a pena ressaltar dois pontos, quanto a este evento.

Um, evidentemente, tratar do assunto principal do encontro, que é a prestação de contas. Vamos falar um pouco sobre isso.

Mas o outro é mostrar um pouco como funciona a parte administrativa de uma instituição religiosa.

Muitos enxergam a casa espírita como uma instituição de trabalhos doutrinários e filantrópicos. E é isso mesmo. Essas são as atividades centrais de uma casa espírita.

No entanto, como qualquer instituto, instituição, ou organização, precisamos seguir as leis do país. Temos registros, pagamos impostos (de alguns, as instituições sociais e religiosas são isentas) e temos que prestar contas perante o grupo de associados da instituição e perante a própria sociedade.

Portanto, além de voluntários para passes, palestras, atendimentos sociais e trabalhos sociais, precisamos de voluntários também na área administrativa.

Graças a Deus, nossa casa está bem suprida neste quesito. Temos todos os cargos de diretoria ocupados e todos de conselheiros também.

Mas não foi sempre assim. Por muitas vezes foi difícil conseguir voluntários para administrar a instituição. Mas sempre conseguirmos cumprir nossas obrigações neste campo também.

Como esta é uma casa essencialmente democrática, onde realmente existe mudança de cargos, incorporação de novos membros e onde as eleições são muito importantes, vale a pena fazer parte da administração da instituição.

Como ser um voluntário na área administrativa? Você pode colaborar, fazendo parte de grupos de trabalho, realizar tarefas. Mas pode também se comprometer mais e assumir um cargo.

Essa é uma tarefa importante e muito necessária. Se comprometer, assumir um cargo, ser diretor, conselheiro ou mesmo um conselheiro suplente.

Para tanto, nosso estatuto estabelece algumas regras, como por exemplo, ser um sócio efetivo da casa.

Você começa como sócio contribuinte. Não há valor pré-definido. Com o tempo e segundo algumas diretrizes do Estatuto do Instituto, você pode ser efetivado e então poderá fazer parte de diretoria ou conselho.

Contamos com você. Associe-se, comprometa-se também com a administração do IEE.

Assembléia Geral Ordinária – março

Vamos então ao relato geral da Assembléia.

O ano de 2008 foi um ano muito bom ao IEE.

Na área financeira, fechamos “no azul”... Isso também já foi raro! Mas estamos conseguindo a cada ano equilibrar cada vez mais nossas contas. Somos uma instituição sem uma atividade de sustentabilidade. Vivemos de doações e do estacionamento terceirizado. Portanto, temos sempre que tomar muito cuidado com nossas contas. Sempre apertadas, mas no azul!

Área Doutrinária

A área doutrinária cresceu. Novos trabalhos foram implantados. Sinal do crescimento do número de participantes e de pessoas que terminaram alguns cursos e permaneceram por aqui, integrando-se em trabalhos existentes, criando novos trabalhos.

Os cursos continuam completos e muito procurados.

Estes são os cursos doutrinários oferecidos pelo IEE:

CIE - Curso de Iniciação ao Espíritismo
Curso de Orientação e Educação Mediúnica
CEE - Curso de Estudo do Evangelho
CIE - Curso de Iniciação ao Espiritismo

Além dos cursos, temos palestras públicas à noite nas quartas e segundas, e à tarde, nas quartas.

Realizamos atendimento fraterno e temos atendimento espiritual às segundas.

Para 2010, a área promete mais cursos, ampliação dos existentes e integração dos alunos formados nos trabalhos da casa.

Área Filantrópica

A área filantrópica realizou diversas atividades.

Continuamos nosso apoio ao Lar Vivência Feliz (idosos), participando de festividade, repassando doações e colaborando com sacolinhas de natal, com o valoroso apoio da Accor, nosso parceiro social em diversas ações filantrópicas.

Na Creche Vivência Feliz, fizemos doações de material escolar, levamos crianças a passeio no Zoológico e, também em parceria com a Accor, distribuímos sacolinhas de natal e fizemos uma festa de fim de ano para as crianças.

No IEE, realizamos uma festa junina que gerou uma verba importante para o Projeto Gestantes. E, no fim do ano, fizemos uma festa para as alunas deste projeto e seus familiares.

O Curso de Gestantes atendeu 78 alunas em 6 turmas.

Para 2009, teremos mais 6 turmas do Projeto Gestantes, serão realizadas campanhas de natal e serão consolidados os cursos de informática, artesanato, costura e cabeleireiro (já em andamento).

É a área filantrópica quem tem se dedicado aos eventos de integração da nossa casa. Entre eles, teremos em 2009 uma (ou mais?) noite da Pizza (a primeira é agora, 26/4), mais uma festa junina, feijoada e festa de natal.

Mudança da sede

Sobre a mudança da sede, continuam as tratativas a respeito. A comissão trabalhou muito e está quase fechando a melhor proposta que atenda às necessidades e possibilidades da nossa casa. Veja mais abaixo postagem específica sobre esse projeto.

No dia da Assembléia conhecemos o vídeo que Aldo Colassurdo descobriu na sua videoteca particular, sobre tempos antigos do nosso instituto. Esse vídeo pode ser visto aqui no nosso blog.

Além de cumprir com nossa obrigação com a transparência administrativa, o encontro foi também um momento muito agradável de reencontro entre antigos (e novos) companheiros do Instituto Espírita de Educação.


Instituto Espírita de Educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário