21 de agosto de 2008

Por onde começar no Espiritismo

O Espiritismo é uma doutrina essencialmente de educação. A leitura e o estudo são fundamentais. Melhor que isso, a Doutrina Espírita está ao alcance de todos, sem exceção. Não é preciso ser um iniciado, nem um iluminado para ter acesso aos seus princípios, seus estudos, suas explicações. Claro, vai depender de cada um a profundidade de sua dedicação a esses estudos, para a definição do seu grau de conhecimento do assunto. Mas, de qualquer forma, basta começar. E essa é uma pergunta recorrente dos que iniciam na Doutrina. Tantos livros, tantas mensagens, tantos romances... E, muitas vezes, o novato inicia por um livro complexo, difícil de entender, o que pode gerar um pré-julgamento, do tipo “não entendi, isso não parece factível, não vou ler mais a respeito”.
Para um bom começo e, principalmente para ter uma excelente base para entendimento de muitas outras obras, “comece pelo começo”. Aliás, tema de ótima e freqüente campanha criada pela USE – SP – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.
E o que é o começo? São as cinco obras básicas do Espiritismo, ditadas pelos espíritos e organizadas pelo fundador da Doutrina, Allan Kardec.

1. O Livro dos Espíritos. Aqui temos o início e um resumo de toda a teoria Espírita. Um verdadeiro manual de existência para nós entendermos questões ligadas à nossa vida, nossas dores, nossas esperanças e nossas possibilidades de futuro.
2. O Livro dos Médiuns. A mediunidade está no cerne da nossa Doutrina. E ela também não é misteriosa, milagrosa, sobrenatural. Esse livro mostra as leis, as condições, as explicações dos fenômenos mediúnicos, de forma racional, sem misticismos e de forma compreensível por todos.
3. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Nesta obra, encontramos o código moral do Espiritismo. E esse código é o código de Jesus. Sua obra de amor e caridade. Seus ensinamentos milenares, também dentro da ótica espírita. Desta forma, podemos entender melhor a missão do nosso Mestre querido que, mais do que sofrer por nós, veio nos trazer a esperança, o amor e ensinar como seguir no nosso caminho de evolução nesta e em todas as nossas vidas.
4. O Céu e o Inferno. Obra que mostra as penas e recompensas futuras, dentro do enfoque que predominava na época de seu lançamento, e que ainda predomina em grande parte de nossa sociedade: as penas e gozos futuros de forma eternizada. Fala da Justiça Divina, à luz da Doutrina.
5. A Gênese. Livro que tem sido pouco comentado recentemente, merece uma leitura cuidadosa para entender as questões dos milagres e predições. Trata da criação do universo, a formação dos mundos e o surgimento do Espiritismo, sem interpretações mágicas ou misteriosas.

Comece pelo começo e torne-se um conhecedor da Doutrina Espírita. Uma Doutrina esclarecedora, de muito amor e, acima de tudo, democrática, onde seus conhecimentos estão ao alcance de quem quiser se dedicar e aprender.

Comece com Kardec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário